segunda-feira, 29 de agosto de 2016

 O uraguai


Em "O Uraguai", um dos principais poemas épicos do arcadismo no BrasilBasílio da Gama, com grande talento, reverteu o esquema épico tradicional: inicia em ex abrupto, ou seja, em plena ação; eliminou a mitologia, comum nos épicos; harmonizou a paisagem à ação; além de tratar os indígenas como matéria poética, e não apenas informativa ou exótica. Utilizou os versos da tradição épica neolatina, o decassílabo, sem estrofação fixa, com o qual produziu efeitos sonoros e imagéticos, intensificando os significados e dando agilidade à leitura.

personagens 

General Gomes Freire de Andrade (chefe das tropas portuguesas); Catâneo (chefe das tropas espanholas); Cacambo (chefe indígena); Cepé (guerreiro índio); Balda (jesuíta administrador de Sete Povos das Missões); Caitutu (guerreiro indígena; irmão de Lindóia); Lindóia (esposa de Cacambo);Tanajura (indígena feiticeira).


os cantos 

No primeiro canto, há a apresentação do campo de batalha já coberto de cadáveres, principalmente de índios; há um retorno no tempo para mostrar o desfile das tropas luso-espanholas.

No segundo, há o encontro entre o chefe das tropas luso-espanholas e os dois caciques indígenas. O acordo se mostra impossível devido à influência dos jesuítas, e ocorre a batalha. Apesar da bravura dos índios, eles são derrotados pelas armas de fogo dos europeus, e um dos caciques morre. O outro comanda a retirada.

No terceiro, o cacique morto aparece em sonho ao outro e sugere o incêndio no acampamento inimigo, o que ele faz com sucesso. Na volta, entretanto, ele é assassinado a mando do jesuíta Balda, que queria que o filho do cacique assumisse a liderança da tribo.

No quarto, as tropas luso-espanholas avançam sobre a aldeia, que se prepara para o casamento de Baldeta, o filho do cacique assassinado, com Lindóia. Ela, no entanto, prefere morrer a casar-se. Os índios batem em retirada, depois de atear fogo à aldeia.

No quinto, o poeta mostra suas opiniões. Culpa os jesuítas pelo massacre dos índios e louva o comandante militar português por proteger e respeitar os que sobreviveram 


E para quem quiser ler o livro mesmo sem dinheiro voce pode 
ler o conteudo completo e totalmente gratuito no site:international.loc.gov/intldl/brhtml/pdf/uruguai.pdf
OU se voce nao quiser ler e so ver o resumo deste assunto no vidio:
www.youtube.com/watch?v=j7ISTAXUN2I

Nenhum comentário:

Postar um comentário